segunda-feira, 10 de maio de 2010

serra da Pedra Branca: Área Prioritária para Conservação da Flora de Minas Gerais

O Ministério do Meio Ambiente, em sua publicação “Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade Brasileira: Atualização – Portaria MMA N°09, de 23 de janeiro de 2007.” Enquadro a serra da Pedra Branca dentro da área delimitada com o código Ma 274, como sendo de importância e prioridade de ação alta para conservação da biodiversidade e tendo como ação prioritária a criação de Unidade de Conservação. Encontra-se desprovida de quaisquer recursos relativos à sua conservação.

Áreas Prioritárias para Conservação da Flora de Minas Gerais

Grupo: Flora - Área 81 - Serra da Pedra Branca
Nº da área: 81
Nome da área: Serra da Pedra Branca
Importância Biológica: Alta

Localização Geográfica
Município(s) : Pedralva, Conceição das Pedras, Cristina
Localidade(s): Serra da Pedra Branca - -

Descrição da área
Bioma(s)/Bacia(s) : Mata Atlântica
Ambiente(s): Campos de altitude, mata de araucária, mata de neblina.

Critérios para indicação da área
Critérios Ocorrência: Falta informação
1. Espécie de distribuição restrita a área proposta: - sim
2. Ambiente especial/único no Estado: sim
3. Riqueza de espécies endêmicas, raras ou ameaçadas no Estado: sim
4. Fenômeno Biológico especial: sim
5. Grau de ameaça: Alto
6. Grau de Conservação: Baixo
7. Riqueza de espécies geral: Alta
8. Remanescente de vegetação significativo ou com alta conectividade: sim
9. Remanescente significativo com provável importância: Sim

Justificativa para inclusão da área e Taxa de representativos da área:
A área sofre ação antrópica intensa pela atividade leiteira e cafeeira, nos últimos anos tem sofrido também com a visitação não controlada. Não possui nenhum tipo de política para conservação. A extração de Palmito (Euterpe edulis), atividade madereira além da já citada atividade agropecuária, vem destruindo a vegetação nativa. A caça predatória aparece também como empecilho para a preservação da área. A presença de vestígios de mata de araucária, hoje bastante restrita no estado, dá importância ainda maior à preservação, bem como a presença de Campo Altimontano, ambiente que sofre intensamente com a ação do homem. É essencial para o abastecimento de água da região. A área é ainda pouco estudada, mas já existe uma grande quantidade de Líquens coletados à espera de identificação. Há também registrada a ocorrência em abundância de Araucária augustifolia, Dickisonia sellowiana e Podocarpos. Muitas outras espécies vêm sendo estudadas no Herbário CESJ na Universidade Federal de Juiz de Fora e outras informações sobre a área estão em posse do Grupo Excursionista Pedra Branca. - Bromeliaceae, Melastomataceae, Orchidaceae, Alstroemeriaceae, Lichenes.

Pressões Antrópicas:
Atividade cafeeira, madereira, leiteira, extrativista (especialmente xaxim). A exploração turística descontrolada também vem trazendo danos para a área, como um recente caso de desmatamento de uma extensa área para abertura de uma estrada que chegaria a um hotel que seria construído na crista da serra, caso levado à justiça pelo Grupo Excursionista Pedra Branca.

Unidades de Conservação na área: não

Recomendações para área:

Criação de uma Unidade de Conservação para proteção da área. Apoio para estudos futuros para se conhecer melhor essa área de relevante importância.

Observações: UFJF - Departamento de Botânica. Grupo Excursionista Pedra Branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário