terça-feira, 25 de maio de 2010

GT Sapucaí apresenta carta de intenções em Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental

No dia 25/05/2010, o Grupo de Trabalho do Sapucaí, do qual o GEPB faz parte, apresentou a Carta de Intenções do grupo no Seminário de Responsabilidade Social e Ambiental organizado pela FACESM, de Itajubá.

Esta Carta de Intenções serve para apresentar à toda comunidade os trabalhos desenvolvidos pelo grupo, que conta hoje com 11 entidades sediadas em municípios da região. É um grande passo para demonstrar  a força do Terceiro Setor na região e a importância de unir forças e trabalhar com cooperação.

Segue abaixo a cópia da Carta de Intenções:

O Grupo de Trabalho Sapucaí (GT Sapucaí) é um grupo de articulação de propostas socioambientalistas criado por entidades do terceiro setor atuantes em municípios da bacia hidrográfica do Rio Sapucaí.
Criado em outubro de 2008, a partir da necessidade de integrar esforços que vinham sendo promovidos isoladamente por diversas instituições, o GT Sapucaí surge como instrumento para a abertura de canais de comunicação, não somente entre estas entidades, mas também com outras que trabalhem na região sul do Estado de Minas Gerais.
O GT Sapucaí agrupa pessoas e organizações que atuam para conhecer a realidade local de diversos municípios de nossa região, disponibilizando um ambiente favorável de trabalho, a troca de experiências e ampliação de alcance dos resultados obtidos.
O grupo pretende trabalhar de forma complementar às atividades promovidas pelo poder público e pelo setor privado, somando esforços, de forma que laços de cooperação sejam criados e fortalecidos para o tratamento conjunto de questões e problemáticas de interesse universal.
O GT Sapucaí hoje é formado por 11 entidades sediadas nos municípios de Brazópolis, Cachoeira de Minas, Campos do Jordão, Conceição dos Ouros, Itajubá, Natércia, Pedralva, Piranguçu e Piranguinho, além de articular com grupos atuantes em outras bacias hidrográficas, como a AMANHÁGUA de Baependi.
São elas:
  • Associação Socioambiental Abutres da Mantiqueira
  • Associação Ecológica Amigos do Rio Sapucaí de Itajubá – AEARSI
  • Associação Cultural e Ecológica Mãe Terra
  • Associação para Valorização Ambiental e Social Cachoeirense – AVASC
  • Catalisa
  • Grupo Amigos do Meio Ambiente – GAMA 
  • Grupo Dispersores
  • Grupo Excursionista Pedra Branca – GEPB
  • Grupo Montês Itajubense - CMI
  • Instituto Águas do Prata – IAP
  • Natercianos Defensores do Meio Ambiente - NADEMA.
Durante o segundo fórum de integração de entidades ambientalistas da bacia do Sapucaí realizado no município de Brazópolis em abril de 2010, ficou estabelecido que um marco inicial para os trabalhos do GT Sapucaí seria a luta pela criação de códigos ambientais para todos os municípios desta bacia que ainda não estejam equipados com tal. Este instrumento legal é fundamental para nortear o processo de expansão urbana e exploração dos recursos naturais na bacia. A manutenção da biodiversidade e dos componentes inorgânicos do meio, vitais a saúde ambiental, precisam ser resguardados por leis que sejam formuladas considerando-se as realidades locais.
O GT Sapucaí se propõe a mobilizar gradualmente a população para que esta participe na elaboração destes códigos, contando também com a participação ativa do poder público regional e do setor privado para fomentar, estimular e implantar as ações necessárias para a materialização das idéias envolvidas.

Cordialmente,

Grupo de Trabalho do Sapucaí
_____________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário