quarta-feira, 28 de abril de 2010

ANIMAIS INCOMPREENDIDOS - PARTE 2

O SAPO
 
Há pouco tempo atrás, nas proximidades da minha casa, deparei-me com um sapo. Como de costume agarrei-o pelas patas traseiras e imediatamente tomei o rumo da beira do rio. Talvez, uma atitude estranha da minha parte, mas achei que ali no meio do passeio aquele sapo seria alvo fácil da agressão das pessoas, já que se trata de um animal muito incompreendido.  
 
Baixinho, feio, barrigudo, pele feia, não sabe andar! “Nossa, aquele bicho é nojento!!!” Mas ninguém se lembra que ele é muito útil e importante no equilíbrio da natureza, justamente por ser um devorador de insetos, como moscas, mosquitos, formigas, cupins, besouros, gafanhotos, baratas... Alguns pesquisadores acreditam que apenas um sapo-cururu (Rhinella icterica), com quem topei, coma 5.000 insetos por semana! Aliás, não faz mal a ninguém! Pra falar a verdade não passa de um coitado! Quanto a sua fama, tudo “invencionices” e preconceito! O duro é desfazer a imagem negativa do sapo: "Engolir sapo", é ouvir desaforo sem reagir. Ah, tem festa no céu, sapo não entra!
 
Algumas espécies, como o sapo-cururu, possui hábitos domésticos, convivendo nos sítios e fazendas, e também em cidades, onde as luzes dos postes e das casas atraem maior quantidade de insetos. Eles não vivem somente no brejo, nas lagoas ou beira de rios, algumas espécies habitam terrenos secos ou então em florestas ampliando o seu campo de atuação no controle de insetos. Além do mais, realizam um trabalho em conjunto de limpeza em revezamento de turno com as aves, enquanto estas se recolhem os sapos deixam o esconderijo para se aplicarem a caça.
 
Mas me parece longe ainda o dia em que o pobre do sapo terá reconhecido o seu papel. Têm idiotas que os chutam para longe, como se fossem bolas de futebol. Ou os fazem fumar cigarro até estourar! O cara tá de carro faz questão de esmagar o sapo no meio da rua, tirando onda ainda com os colegas! Isso não é tudo, o uso exagerado de agrotóxicos está envenenando esses bichos juntamente com as rãs e pererecas!  
 
Não molestem, não matem os sapos!!! Eles não fazem mal a ninguém, são inofensivos. Deixem que cantem no brejo, ou em qualquer lugar que seja! Aliás, estão acabando com as áreas de brejo das cidades! Mas isso é tema pra outra conversa.

Fernando Carvalho da Rosa - Biólogo

Sapo-cururu (Rhinella icterica)

5 comentários:

  1. adorei o texto, principalmente o título, ilustra realmente a idéia.Muito rico!
    AP

    ResponderExcluir
  2. pois é, eu sempre gostei de sapos, desde menino que eu os acho bonitinhos e depois que fiquei sabendo da sua importancia na nossas vidas passei a cria-los, hoje eu tenho uns cinco sapo-boi no terreiro da minha casa, eles ja até se comunica comigo, quando caminho pelo terreiro alguns vem atrás de mim, as vezes um ou outro desaparensem por algum tempo mas depois volta, ah sim! eu crio lagatixa também, me sinto muito bem com esses bichinhos tão valioso pra nós, gostei muito da sua matéria.

    ResponderExcluir
  3. EU VI UM DESSE EM VASSOURAS. BATI UMA FOTO DELE. E MUITO LINDO!!!

    ResponderExcluir
  4. um
    sapo desses matou meu cachorrinho em menos de 1 hora não deu tempo nem
    de levar no veterinario, sei que ele so o atacou por defesa mais! e que a
    culpa não é dele, mais aqui em casa sapo não se cria mais ja fazia mais
    de meses que ele esta aqui e eu com dozinha não o botava pra fora, não
    me encomodava e eu não encomodava ele!! to muito triste.

    ResponderExcluir