segunda-feira, 12 de abril de 2010

ANIMAIS INCOMPREENDIDOS - PARTE 1

Olá!

Hoje, dia 12/04/2010, lançamos em nosso blog uma sequência de colunas de autoria de nossos associados. Publicaremos textos de diversos assuntos relacionados ao meio ambiente e sua preservação. Mais uma maneira de mostrar a todos como é fácil e divertido viver em harmonia com a natureza e utilizar de maneira sustentável seus recursos.
A coluna de estréia, "Animais incompreendidos", é de nosso colaborador, Fernando Carvalho da Rosa.

O GAMBÁ

Semana passada, me deparei com uma situação que, ao meu modo de ver, é bem pertinente, mas que infelizmente passa despercebida pela maioria das pessoas.

Fui à casa de um amigo e ele me dizia que havia visto um gambá atravessando o muro de sua casa. Imediatamente ele apanhou uma pedra e jogou em direção ao bicho com o intuito de afugentá-lo.

Questionei com ele o porquê desta atitude hostil contra o animal e ele, por sua vez, me disse que tinha medo que o gambá entrasse dentro de sua casa já que gambá e rato são a mesma coisa, que assim como os ratos viviam nos esgotos e nos transmitiam doenças. Isso na cabeça dele! Que fique bem claro!

Fiquei assustado ao ouvi-lo, pois percebi o quanto a população é desinformada e carente de educação ambiental.
O gambá é um marsupial (provido de bolsa onde se processa grande parte do desenvolvimento dos filhotes) não um roedor. Pertence a família Didelphidae que engloba também as cuícas e catitas, onde nosso representante mais comum é o gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita), muito comum nas cidades. A outra espécie comum, o gambá-de-orelhas-brancas (Didelphis albiventris) é mais evidente nas matas. Animal topo de cadeia alimentar entre os pequenos mamíferos controla de certa forma a população de ratos no meio urbano. Além disso, comem insetos, controlando também as populações destes além de serem excelentes dispersores de sementes. São importantes, inclusive, regeneradores de áreas florestais degradadas.

São noturnos, podendo ser encontrados em árvores ou mesmo em forros de casa. Não a ponto de topar com um dentro de casa, caso raro!
Então, antes de alguém atirar uma pedra nesse bicho feio e asqueroso, achando que é um ratão lembrem-se da importância desse cara para o ambiente urbano. Até porque também o gambá não faz mal pra ninguém. Sendo assim, vem a importância da educação ambiental para que não cometamos mais injustiças e caminharmos para um mundo mais sustentável respeitando e entendendo o papel de cada ser na natureza, até mesmo em ambientes urbanos.

Gambá-de-orelhas-pretas (Didelphis aurita)

Gambá-de-orelhas-brancas (Didelphis albiventris)


Fernando Carvalho da Rosa - Biólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário