domingo, 20 de março de 2011

Coleta na Pedra Branca

No dia 19 de março, o GEPB realizou uma visita a serra da Pedra Branca procurando por uma plantinha que existe por lá. Isso mesmo, uma plantinha! Estranho? Qual o interesse em procurar uma planta no alto da serra da Pedra Branca?

Bem, desde 1998, o GEPB realiza estudos sobre a biodiversidade da serra da Pedra Branca, através dos trabalhos acadêmicos de seus associados. Nosso parceiro e sócio, João Paulo Braga, biólogo, realizou estudos sobre a flora da serra da Pedra Branca enquanto esteve na faculdade. Uma das descobertas feitas durante os estudos é a plantinha que fomos procurar.

Trata-se de uma espécie nova para ciência que no momento está sendo descrita. A planta pertence à família Alstroemeriaceae, parente dos lírios (antes de ser reconhecida pela ciência como família, o grupo pertencia a outra família, a Liliaceae, que engloba também os lírios). Esta família de plantas só existe na região neotropical (da América Central até o sul da América do Sul).

O material coletado está sendo descrito em parceria com a pesquisadora Marta Camargo Assis, pesquisadora da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e especialista na família Alstroemeriaceae. Após a conclusão da descrição sobre o habitat (local onde a planta vive) e as características da planta no campo (como a planta é na natureza), que está sendo feita aqui mesmo em Pedralva, o material será enviado ao Herbário da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) onde será tombado e depositado. O Holótipo (ou espécie-tipo, a primeira coleta que representa a espécie e serve de base para as descrições) está depositado no Herbário Leopoldo Krieger (CESJ) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Em breve teremos mais uma publicação sobre uma nova espécie encontrada na serra da Pedra Branca.

Acompanharemos todo o processo de perto e sempre que surgirem novas informações colocaremos aqui no blog para que todos vocês participem conosco dessa importante atividade.

Nova espécie encontrada na serra da Pedra Branca - foto: João Paulo Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário