terça-feira, 9 de agosto de 2011

IEF, pinheiro não pode!


Ao longo da colonização de nossa região, a Serra da Pedra Branca vem sofrendo constantes agressões. A caça indiscriminada e a indústria madeireira predatória são parte da infeliz história de degradação desta região tão especial. 

Recentemente, o Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB) foi informado a respeito de uma situação alarmante: dezenas (ou talvez centenas) de espécimes de Araucaria angustifolia, popularmente conhecido como pinheiro-do-paraná estão sendo retirados dentro da bacia de mananciais que abastece a captação do Município de Conceição das Pedras. Após apresentação de denúncia à Polícia Ambiental, descobrimos que o corte, infelizmente, foi autorizado pelo Instituto Estadual de Florestas.

Apesar da autorização, o corte é completamente irregular. Várias disposições legais estão sendo contrariadas. Desde 1998 o pinheiro foi declarado espécie imune de corte pelo decreto estadual 39.429. A Lei estadual nº 10.793, de 02 de julho de 1992 também é clara quanto a proibição de atividades deste tipo em bacias de manancial.

Frente a esta situação, o GEPB apresentou denúncia formal ao Ministério Público e, para fortalecer nossa luta, criamos um abaixo assinado online, que será entregue a promotoria. Ajude-nos a combater a ambição de poucos que está colocando em risco a segurança de toda uma cidade! 

IEF, pinheiro não pode!"

Segue abaixo link do abaixo assinado. Vamos assinar!

Um comentário:

  1. Devemos preservar,sim, mas usando de conhecimento para tal. Não basta dizer que araucária é nativa, etc. Tem de ver se é mesmo. Segundo uma pessoa do IEF, ela veio para cá, não é daqui. Tem até gente do IEF que acha o eucalípto uma opção muito melhor. Eu achava que secava a terra e coisas mais. Dizem alguns estudiosos do IEF que não é verdade. Tá vendo: tem muita gente para propor salvação até de formiguinhas, mas falta unanimidade, consenso entre os estudiosos. Tem muita gente tapada defendendo o meio ambiente de um jeito que não ajuda em nada... e tem muita gente esclarecida sem sem ouvida. Preservar é preciso, mas com um pouco de conhecimento para convencer a massa, que foi educada para um desmatamento universal e crescente... até de púbis e sovacos e não muda de uma vez... e quem de vocês está disposto a largar mão do carro potente ou de todo carro e aparelhos poluidores???

    ResponderExcluir