Na última sexta-feira, dia 14 de maio, o Grupo Excursionista Pedra Branca participou de uma reunião com o Prefeito Municipal Antônio Eloísio Gomes. Foram apresentados os projetos da entidade para o corrente ano e firmadas parcerias. Entre os assuntos discutidos na reunião estão:
Projeto Pedrock – Arborização urbana:
Onde buscaremos a parceria dos catadores que trabalham no centro de triagem e do Órgão Municipal de Educação.
Projeto do Pedrão – Recuperação de áreas degradadas:
Buscaremos viabilizar a execução desse importantíssimo projeto através de parceria entre o GEPB, Associação de Moradores do bairro do Pedrão, Prefeitura Municipal e UNIFEI. Este projeto já teve início e já começará a ser desenvolvido ainda no mês de maio, com a visita técnica dos parceiros da UNIFEI.
Projeto sítios arqueológicos de Pedralva:
Aproximação do GEPB com o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural e Órgão Municipal de Educação para identificação de novos sítios, além de estudos e resgate dos sítios arqueológicos da gruta do Badulaque e bairro das Pitangueiras.
Projeto de abolição do uso de sacolas plásticas:
Buscaremos apoio do órgão Municipal de Educação e Catadores do Centro de Triagem, bem como, das instituições de ensino estaduais e particulares.
Projeto de Tombamento do Patrimônio Natural do Município:
Através da participação direta do GEPB no CODEMA chamaremos o Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural Sustentável, Conselho Municipal de Turismo e Órgão Municipal de Educação para esta importante ação, que visa preservar o nosso patrimônio natural, em especial as serras do Pedrão, Pedra Branca e Barreiro.
Criação de Unidades de Conservação e estudos sobre a biodiversidade:
Serra da Pedra Branca: Através da participação direta do GEPB no CODEMA com a fiscalização das medidas mitigatórias e compensatórias da obra da estrada para Conceição das Pedras. Pedimos também o apoio da prefeitura na participação do GEPB no projeto do SIPAM da COPASA. O GEPB tem larga experiência em estudos sobre a biodiversidade da serra da Pedra Branca, que seguirão acontecendo, agora com apoio da Prefeitura e Órgão Municipal de Educação.
Serra do Barreiro: Apoio à criação de RPPN’s na Serra do Barreiro em parceria com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, Turismo e Desenvolvimento do Meio Ambiente
Serra do Pedrão: Construção coletiva entre os diversos entes envolvidos para criação de uma Unidade de conservação que preserve a serra do Pedrão.
Encontro de Agricultura Orgânica
Construir junto à EMATER, Codema e Conselho do Desenvolvimento Rural Sustentável e Contur, UNIFEI uma nova edição do Encontro de Agricultura Orgância em Pedralva.
Incentivo ao Montanhismo
Recentemente, o governo do estado de Minas Gerais reconheceu o montanhismo como atividade de valor cultural e esportivo para o Estado de Minas Gerais, como já foi anunciado por este blog no mês de abril. Buscaremos parcerias com a SAMPE e Órgão Municipal responsável pelos esportes, bem como de nossos parceiros do CMI (Clube Montês Itajubense), para execução de projetos que estimulem a prática deste esporte em nosso município.
Pedimos também algumas coisas que são de fundamental importância para a realização dos projetos propostos pelo GEPB:
- Procurar treinamentos para que Instituições e a Prefeitura possam utilizar de maneira mais eficiente o SICONV - Sistema de Convênios do Governo Federal;
- Listas de entidades de atuação social em nosso município;
- Lista de empresas da cidade registradas na prefeitura;
- Lista de terrenos em nome da prefeitura;
- Acesso ao acervo técnico disponível na prefeitura;
- Apoio à participação direta da população na administração pública de maneira ética e democrática (incentivo às organizações civis);
- Consultar permanentemente o GEPB sobre os assuntos relacionados ao meio ambiente.
Esperamos ajudar na construção coletiva de uma cidade sustentável, com a participação direta de toda a população nas tomadas de decisão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário