segunda-feira, 26 de julho de 2010

PEDROCK LIMPO

Nos dias 23, 24 e 25 de julho aconteceu, em Pedralva, o Pedrock 2010, mostra de bandas de diversos estilos musicais.
Não é de hoje que o Pedrock é um evento com responsabilidade social e ambiental, mas este ano ele foi diferente.
Em sua décima edição, o Pedrock veio com força total e várias novidades. Uma delas foi o lançamento do projeto Pedrock Limpo.
Em parceria com o Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB), o Pedrock 2010 foi um evento totalmente ecológico. Todo o lixo produzido durante o evento foi coletado separadamente e enviado ao Centro de Triagem e Compostagem Taiuveira, de Pedralva. Isso fez do Parque de Exposições de Pedralva, onde ocorreu o evento, um espaço totalmente limpo, muito diferente dos outros anos e dos outros eventos que acontecem na região. O Pedrock também recebeu em 2010 o selo de certificação ambiental IDES (Índice de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável), de nossos parceiros do Instituto Águas do Prata (IAP). Assim, o carbono emitido durante todo o festival será compensado com o plantio de mudas de espécies de árvores nativas em projetos que serão desenvolvidos durante o segundo semestre de 2010 e o primeiro semestre de 2011 em Pedralva. 
Outro grande sucesso do evento foi o porta-bituca. Com a finalidade de evitar que as pessoas jogassem as bitucas de cigarro no chão, foram distribuídos no stand do GEPB vários portas-bitucas, que ao encherem eram esvaziados em um recipiente exclusivo, disponível também no stand do grupo.
Tudo isso, junto com toda a organização do evento, fez do Pedrock 2010 um evento único, que ficará marcado na memória de todos que compartilharam conosco a alegria de contribuir para um futuro melhor.
É um prazer para o GEPB fazer parte desse projeto.

Mas também não podemos deixar de agradecer todos que nos ajudaram a fazer um Pedrock Limpo.

Primeiramente, o GEPB agradece ao público do evento, que colaborou e entendeu toda a idéia desse projeto. São vocês que fazem o Pedrock acontecer, obrigado!

Agradecemos também aos patrocinadores do Pedrock Limpo:

Belo Ramo Produtos Orgânicos, empresa sempre parceira do GEPB.
Associação Cultural Pedrock
Prefeitura Municipal de Pedralva
Centro de Triagem e Compostagem Taiuveira
IAP
Esgrima
Restautante e Pousada Panela Velha
Stone Net
Bruléo
Colégio RH+
DCI Brasil
Injesa

Obrigado a todos.

Até 2011!

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Preparando o Caminho



Em 2009, o Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB) foi procurado pela presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro do Pedrão, que pediu ajuda para recuperar as encostas das estradas do bairro. Um primeiro encontro foi feito em janeiro com participação da Elza e da Mariana, representando a Associação, e o GEPB. Nesse encontro foi exposto o problema e o grupo mostrou como poderia ajudar o bairro. Uma segunda reunião foi feita em fevereiro, dessa vez com uma pequena, porém frutífera participação de pessoas da comunidade, que pediram que um encontro maior fosse feito para que o projeto fosse explicado detalhadamente. Assim foi feito.

No dia 13/03/10, foi realizada uma palestra de educação ambiental para apresentar aos moradores do bairro do Pedrão o projeto de recuperação das encostas da estrada que liga o bairro à região. Estiveram presentes nessa palestra moradores do bairro, representantes da Associação de Moradores e Amigos do Bairro do Pedrão, o GEPB e o prefeito municipal de Pedralva, Antônio Eloísio Gomes, que reafirmou a parceria da Prefeitura nesse projeto.

Primeiramente, a presidente, Luiza, fez a apresentação do grupo e do projeto.

Logo depois, o vice-presidente, Luis Francisco, deu início às palestras falando sobre o processo de formação de erosão e fragilidade do solo.

Em seguida, João Paulo explicou sobre exemplos de projetos de recuperação de áreas degradadas e incentivou a mobilização social para construção coletiva do projeto, dando ênfase ao feliz fato de tudo ter começado pela iniciativa da Associação de Moradores do bairro.

Para o encerramento do evento, o Dárcio, violeiro da cidade de Pedralva presenteou a todos com uma bela apresentação de algumas músicas instrumentais, valorizando a música regional.
Com o projeto lançado, que ganhou o nome “Preparando o Caminho”, o GEPB foi atrás de alternativas e agora conta também com a parceria da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

A primeira visita técnica foi feita no dia 09/07 e contou com a presença de representantes da Associação de Moradores, do GEPB, de funcionários da prefeitura responsáveis pela manutenção das estradas rurais, de alguns vereadores e da professora Maria Inês Alvarenga, coordenadora do mestrado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UNIFEI, que avaliou a situação das encostas da estrada, orientou quanto à recuperação a ser realizada e escolheu a área onde será realizado o projeto piloto, que servirá de modelo para outros casos.

O projeto Preparando o Caminho tem como objetivo recuperar as encostas da estrada do bairro Pedrão e envolver a participação direta da população em todo processo, preparando o caminho para o desenvolvimento social e a construção coletiva de soluções para os problemas locais.

As próximas etapas do projeto já estão em andamento e, sempre que finalizadas, os leitores do blog do GEPB poderão acompanhar por aqui tudo o que aconteceu.