sábado, 30 de janeiro de 2010

Inauguração do Centro Social da Ecovila São Francisco

O GEPB esteve na inauguração do Centro Social da Ecovila São Francisco, localizada no bairro Pedra Batista em Pedralva-MG.


O projeto da Ecovila São Francisco conta com alguns membros do GEPB, além de grandes amigos sempre preocupados com o desenvolvimento sustentável.
O terreno fica aos pés de nosso símbolo, a serra da Pedra Branca. A princípio foi inaugurado o Centro Social Elisângela E. Alves, onde serão desenvolvidos projetos junto à comunidade do bairro Pedra Batista.
A empreitada contou com o apoio irrestrito do GEPB em suas atividades e, futuramente, serão estabelecidas parcerias entre as partes.
A construção do centro seguiu os preceitos da sustentabilidade em todas as suas fases.
No ato inaugural foi celebrado uma missa com a participação dos associados da ecovila, moradores da comunidade e convidados, incluindo o GEPB.




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

ESTAMOS DE VOLTA!!!!!

O Grupo Excursionista Pedra Branca (GEPB), associação sem fins lucrativos, criada no ano de 1995, é uma ONG ambientalista que atua em Pedralva e região. Inicialmente, dedicava-se às atividades desportivas como montanhismo e escalada, tendo realizado diversas expedições à unidades de conservação e outros locais de relevante interesse para o turismo ecológico e de aventura. Naquele momento, os integrantes do grupo já demonstravam interesse pelas questões ambientais, nada mais óbvio, já que o grupo realizava atividades diretamente ligadas à natureza. Essa nova pauta levou o GEPB à luta pela preservação ambiental, em especial da Serra da Pedra Branca, que inspirou o nome do grupo, e a Pedra do Pedrão, local de grande potencial para o turismo de aventura. Entre as atividades realizadas pelo GEPB está a luta judicial contra a extração de rocha na Pedra do Pedrão. O GEPB também participou do Projeto Adote uma montanha, iniciativa da Federação de Escalada e Montanhismo de Minas Gerais (FEMEMG), adotando a Serra da Pedra Branca, onde realizou várias ações, como a denúncia no caso da pedra que foi rolada no Camelinho II, colocação de placas de educação ambiental e plantio de mudas de espécies nativas da nossa flora junto com alunos da Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago. Realizou também várias palestras de educação ambiental, principalmente em escolas públicas, e pesquisas científicas. Em 1996, o GEPB foi reconhecido como de Utilidade Pública Municipal pela Câmara de Vereadores de Pedralva, Lei municipal 1.041. Mesmo tendo diminuído suas atividades, os integrantes do Grupo, individualmente, continuaram ativos nas questões relacionadas ao ambiente. Em 2009, o GEPB, após receber denúncias de seus integrantes, como o projeto de linha de transmissão da Cemig Distribuição S.A. que atravessará as Serras da Pedra Branca e do Barreiro, em áreas de preservação permanente e a derrubada de vegetação nativa nas obras da estrada Pedralva/Conceição das Pedras, sentiu a necessidade de voltar às atividades mais intensamente. Após algumas reuniões o grupo realizou no dia 27 de dezembro sua Assembléia Geral Ordinária, onde foram admitidos novos sócios, aprovadas alterações no estatuto e empossada nova diretoria, que, a partir de agora é composta pelas seguintes pessoas:

Presidente: Maria Luiza Rosa Bustamante
Vice-presidente: Luiz Francisco de Rosa Macedo
1º Secretário: Eduarda Fernandes dos Reis
2° Secretário: Tarcísio Bustamante Braga
1º Tesoureiro: Márcia Rosa Bustamante
2° Tesoureiro: Thaís Braga Gomes

É com imenso prazer que nós, do Grupo Excursionista Pedra Branca, anunciamos à comunidade pedralvense nosso retorno e nos colocamos à disposição para parcerias em projetos socioambientais, recebimento de denúncias sobre quaisquer atividades nocivas ao ambiente e promoção da educação ambiental.
Convidamos todos aqueles que se interessam pela causa ambiental a lutarem conosco pelo desenvolvimento sustentável de nosso município, se associando ao GEPB e participando de nossas atividades.

Contatos:
Endereço: Rua Dona Inácia Macedo, 132 – Centro - Pedralva-MG
Telefone: (35) 3663-1140
E-mail: gepedrabranca@gmail.com
Blog: www.grupoexcursionistapedrabranca.blogspot.com